Sunday, February 17, 2008

Hipocrisia assassina


Hoje, por volta das 3 horas da tarde foi declarada a independência do Kosovo, num acto que consistiu numa das maiores farsas e hipocrisias dos últimos anos de história. O Kosovo foi declarado um estado unilateralmente, os Sérvios juntamente com Moscovo tentam fazer algo para que a situação possa mudar, mas o cinismo e a hipocrisia da ONU, UE e dos próprios Estados Unidos impede. O Kosovo só se declarou independente, porque tem nas costas a administração norte-americana e este facto não passou de mais um, dos muitos, actos que visam a destituição da nação sérvia, antiga aliada da gigantesca URSS. É mais um rude golpe de desrespeito por um país pela parte americana, tudo isto não foi mais que uma tentativa de destabilização da zona mais vulnerável na Europa de forma a abalar a estabilidade politico-económica da região.


Apesar disso este foi a chama no rastilho que poderá estar prestes a rebentar, País Bascos, Flandres, Servos-bósnios, turcos-cipriotas e a Corsegá poderão ser os próximos povos/regiões da Europa a proclamarem uma via unilateral de independência. É uma prova que a UE acaba por se enterrar cada vez que alinha com o seu irmão atlântico e não se apercebe das suas jogadas.


Os sérvios são neste momento um povo que está a ser vitima dos erros infortunios do passado, o que era outrora um país imperealistas, hoje não é mais senão um punhado de estados párias, divididos e impossiveis de se auto-sustentarem, - excepção para o caso Croata -. Defendo a independência e liberdade de povos que foram realmente vítimas das atrocidades de Milosevic, como a Croácia, Bósnia e Montenegro. O caso do Kosovo é totalmente diferente. A guerra servo-kosovar não começou pelo lado servio, por volta de 1995 a administração Clinton enviou para o Kosovo membros do Hezzbolah para combater os sérvios, ao movimento independentista kosovar, o PKL foram-lhes fornecidas armas e dadas ordens para começarem uma intifada contra os servos. Obviamente que isto agradou ao povo kosovar, a partir daqui a história já é conhecida, o kosovo foi devastado pelo exercito sérvio, tal como já tinha sido a Bósnia.


E é também neste mesmo ponto que reside a história não contada: a ONU reuniu de emergência, os E.U.A. fizeram questão de serem eles a liderar a ofensiva "humanitária" contra a Sérvia. Este´país foi arrasado, bombardeado e houve mais um daqueles genocidios que não são contados por ninguém. O número de civis servos mortos é desconhecido, o país é um enorme amontoado de ruinas e finalmente a intervenção humanitária, que pôs fim a mais de um milhão de vitimas de origem servia. Este é um caso de agressão pura, que deveria de ter sido condenado pelo tribunal de Haia e Bil Clinton deveria ter-se sentado ao lado de Milosevic, mas assim não aconteceu, porque matar um milhão de servos e matar um milhão de kosovares/bósnios/croatas é totalmente diferente. Falsos truísmos.


Os E.U.A. poderiam ter optado pela intervenção diplomática, a ONU enviar para o território forças de manutenção de paz durante o conflito e não passados alguns anos. Hoje a Servia é a vitima de um abuso, de um verdadeiro desmembramento unilateral. Não condeno o Kosovo por esta atitude, o Kosovo é uma marioneta na esfera de influência americana, a hipocrisia americana falou mais alto e saíu impune, o verdadeiro motivo que era abalar a estabilidade económica da Europa não é reconhecida pelos circulos intelectuais, foi uma cuspidela na cara da Rússia e foi mais uma demonstração da hipocrisia assassina da UE/USA.

Saturday, February 16, 2008

Ironias

Tenho uma cama nova, de casal. Um dos momentos mais irónicos da minha vida.
Tenho uma nova estante para por todo o amontoado do livros que tinha espalhados pelo quarto, quando os pus na nova estante vi que não tinha assim tantos livros.

Sunday, February 03, 2008

Capitulo 0

Steve Harris; Tim McIlrath; Zach de la Rocha; Carlo Giuliani; "Mumia" Abdul Jammar; Ernesto "Che" Guevara; Mestre Bimba; George Orwell; Aldus Huxley; Dr. Martin Luther King; Malcom X; Noam Chomsky e "The Unabomber" Dr. Theodore Kaczynski, todas estas figuras são pessoas que eu admiro de uma ou de outra , mais especial ou menos, mais todas merecem um certo respeito no meu coração ou pelos actos que fizeram, ou pelas injustiças que sofreram, mas a verdade é que as admiro a todas. Assim os próximos textos irão ser dedicados a estas figuras...