Friday, July 28, 2006

Um novo começo. Qual é o mal?

Hoje começa mais um ciclo, tantos que eu já comecei e tão poucos que eu cheguei a fechar com um final digno. Já era tempo de voltar a ter o meu cantinho aqui na internet, não tinha propriamente saudades disto aqui, mas sei que é algo que não faz mal nenhum em existir. Curiosamente um dos poucos ciclos que eu cheguei a fechar de forma decente foi o meu antigo blog, teve uma despedida não muito gloriosa mas mesmo asssim teve um percurso de seis meses bastante positivos. Eu não digo que este blog seja algo completamente diferente e extremamente inovador, porque de facto não o irá ser, vai ser um blog á minha imagem.

Hoje em dia onde ler e escrever parece ser um desafio e aqueles que o fazem são uns heroís volto eu a escrever aqui para que algumas pessoas tenham uma visão mais clara da vida. Hoje em dia que se escreve tão pouco e tão mal, surgem vindos do nada uma data de homens uns de barba feita outros nem tanto mostrar que hoje em dia ainda se escreve muito bem. Não vou estar aqui a escrever o que muitos de vocês já sabem: que Portugal tem de facto bons escritores, o problema é que por um lado não queremos ver isso e preferimos ser uns ignorantes que preferem ficar a ver Morangos com Açucar do que a ler ou a escrever. Este é o problema de muitos de nós, escrever dá demasiado trabalho, prefiro ficar aqui sentado no sofá sem fazer absolutamente nada do que a cultivar-me um pouco.

O problema não só de Portugal mas bem como de toda a nossa sociedade moderna é que para além de não lerem, nem escreverem não reflectem sobre as suas vidinhas. É algo fundamental para qualquer pessoa que se queira chamar de facto pessoa, reflectir sobre a vida. Mas mais uma vez nós não o fazemos porque dá muito trabalho. Aqui neste cantinho á beira mar ainda existem alguns génios: António Lobo Antunes, Ricardo Araújo Pereira, Miguel Sousa Tavares, Nuno Rogeiro ou José Rodrigues dos Santos. São pessoas de extrema importância para a nossa sociedade, mas parece que todos os gostam de ouvir e poucos gostavam de ser como eles. Para o mal dos nossos pecados.

Bem vamos mas é com este blog para a frente para ver se começa aqui um ciclo ainda melhor que o outro e que tenha pelo menos tenha maior longevidade.

P.S. - Para esse a-punk-ado que por ai anda com o nome de St. Jimmy, um grande obrigado e ele sabe o quanto lhe estou grato. Sem ele não existia blog nenhum, ele foi uma peça fundamental no blog e por isso digo-te: Obrigado! Até agora o mérito é todo teu.

6 comments:

† St Jimmy † said...

È verdade neste país os indices de analfabetismo võa de mal a pior, mas n se nota porque os queridos professores são obrigados a deixar passar alunos, que nem ler sabem, quando mais escrever, em anos não terminais de ciclo, mas a que se deve td esta ignorãncia? Ao facto de não se criar um hábito pela leitura, desde pequeno que gosto de ler, e se o livro for bom então...

**Bebexitah** said...

Olá João!
Deixa-me que te diga que concordo plenamente com o teu texto( que aliás, para primeiro texto de um novo ciclo está muito bom).
Acho que tens toda a razão quando afirmas que devemos cultivar-nos escrevendo e/ou lendo. Mas hoje em dia passa a ser, cada vez mais, um passatempo com pouca popularidade!..

Gostei muito! Aliás, acho que escreves muito bem! Continua!!!

Beijinhos!!!**

Anonymous said...

ei vitu..eu como pastor gosto muito de ver ovelhinhas, as galinhas a acasalar , correr nu com as vacas por longas colinas verdes e de fazer queijo limiano..

Pedro said...

ta tudo~
o que gostei muito do teu texto foi o facto de achares o Ricardo Araujo Pereira ser um génio e também concordo com o facto de nós cultivarmos através da escrita e da leitura
um grande abraço e espero que continues assim a tua vida de escritor loool tou a brincar

impek said...

ola Joao!

Gosto do escreves e como escreves, se é o que tu gostas de fazer, acho que deves continuar a ler muito para seres sempre melhor.

para ti o melhor do mundo

que tenhas muito sucesso na vida

dii (: said...

deve ser aqi xD LOL *
nao há mal nenhum num novo começo :p
mas nao vi assim nada referido a mim.. sim porqe fui eu qe tve de levar cntg durante muitas e muitas aulas, logo deverias ter mencionado a tua grande ( a melhor xD xD ) companheira xD *
e pronto .. não há nada como ser infeliz xD
vá, bjinhoooo (:
és um super fixe :p