Monday, January 22, 2007

Livro do mês - O Vendedor de Passados


"O Vendedor de Passados" é um livro em que facilmente nos misturamos entre a realidade e a ficção criada por José Eduardo Agualusa. Não é dos meus livros preferidos e não foi um livro que me tivesse prendido ás suas páginas, mas por eu não gostar não significa que não é bom, pelo contrário é um livro muito bom. O facto por eu não ter apreciado muito a sua leitura é bastante simples, Agualusa é um escritor angolona a residir em Luanda e este livro é fundamentalmente uma crítica á sociedade angolana. Como é obvio eu não tenho conhecimentos aprofundados sobre esta sociedade e algumas passagens que deveriam de ser mais marcantes, por esse facto, não o foram.

Torna-se um livro em que somos constantemente interpelados pelo ambiente místico e tropical do livro e por entre esta realidade surge-nos o mundo de fantasia que foi criado. Uma osga que já foi humana, um mendigo comunista completamente tresloucado, um estrangeiro que de um momento para o outro pensa ser angolano de gema e um albino que re-cria os passados. Como qualquer outra profissão ligada ao comércio também Felix Ventura vende um produto, o passado. Qualquer pessoa com posses monetárias podia pedir a Felix - o albino - para que este lhe cria-se um passado, os clientes quando vêem o seu passado modificado transformam-se em novas pessoas. Acreditam piamente que assim foram em toda a sua vida e as mudanças no comportamento são óbvias. Um daqueles livros que nos dá a entender mais um pouco da vida.

A osga que já foi um humano? Essa fica para quem comprar o livro, pois com todas as certezas que não querem o livro estragado. Para mim nada de especial, mas mesmo assim um bom livro.

1 comment:

Anonymous said...

Lanço-te o desafio para que leias mais obras deste autor, pois são quase todas de excelente qualidade. Eu tenho algumas!...
Não esqueças, Mercado do Livro, com descontos do outro mundo no Ferreira Borges.

José Luís Pereira