Sunday, May 20, 2007

Orgulho, principalmente




Desculpem mas não me posso dar por satisfeito, dei-me ao luxo de acreditar que o título era possivel, acreditei que a equipa do Desportivo de Aves ia bater o pé ao Porto e negar-lhe a conquista do título. Durante mais de meia hora vi á minha frente a possibilidade que já nos é negada á varios anos, não era pedir muito. Muito simplesmente não me posso dar por satisfeito com este desfecho inglório do campeonato, porque o Sporting simplesmente tem a melhor equipa e a que mais fez para ser campeã, nunca pus em questão a possibilidade de perder em Alvalade e sermos relegados para o terceiro lugar, com esta equipa era impossível. Tenho pena, porque o Porto este ano nunca demonstrou a consistência de campeã e o Sporting com menos de metade do orçamento conseguio abalar a hegemonia que o Porto parecia invocar.

Para o provar é ter a defesa menos batida da Europa, a equipa que melhor futebol joga e sem ponta de dúvida o plantel de melhor qualidade em Portugal. Mereciamos mas não conseguimos, apenas por nossa culpa, deveriamos de depender apenas de nós próprios e decidimos seguir o trilho mais díficil que era depender de uma equipa mísere e sem qualquer qualidade, como é a equipa do Aves. O erro foi o empate na Luz, foi o único jogo desta época em que fiquei desiludido com a actuação da nossa equipa, podiamos ter feito mais, não o fizemos porque na altura, consideramos que o empate era o suficiente para sermos campeões. Mas como foi o jogo a dois kilometros de distância da nossa casa, também posso invocar o golo com a mão de Ronny, que perdemos o jogo graças a essa pequena brincadeira, será que se esse jogo tivesse sido mais justo não teriamos sido campeões?

Orgulho-me imensamente desta equipa e apesar de todos os seus podres, que a imprensa tenta colocar no seio do grupo, considero-a a melhor equipa desde á muito tempo. Fomos gigantes, fizemos um trabalho enorme ao igualar e por momentos estar em primeiro com uma equipa composta maioritariamente por jovens, que pela primeira vez na sua vida jogavam no principal escalão do futebol português, com um orçamento que foi esticado até ao máximo, a lutar contra todas as supostas vendas das joías da coroa leonina. Porque ninguém dava nada por nós, porque nunca fomos uma equipa com categoria suficiente para sermos campeões. Não só provamos que estavam errados, como também foi demonstrado que a equipa a actuar melhor em Portugal não precisa de pagar ordenados astronómicos, como do outro lado da 2ª Círcular, nem precisa de ter um plantel avaliado em milhões. Fizemos uma época estrondosa e acredito piamente que só não fomos campeões por muita má sorte, porque o azar não existe. Quanto á suposta miserável prestação do Sporting nas competições europeias, é bom recordar que não jogamos com equipas que descem de escalão no campeonato alemão, jogamos sim com os campeões de Itália e Russia, respectivamente, a acrescenter um super-pesado do campeonato alemão.

Hoje e não dou os parabéns, nem palmadinhas nas costas a felicitar a "gloriosa" conquista de um título aos meus vizinhos portistas, não dou porque muito simplesmente não o merecem e sei que fomos a melhor equipa em Portugal. Não é ter mau perder, mas muito simplesmente nunca admirei a equipa do Porto desta presente época, e se não tivesse sido o abono de familia conhecido por Adriano, há muito que o Porto lutava para manter não o primeiro lugar, mas sim o segundo ou o terceiro. Não posso dar os parabéns a uma equipa que durante toda a época viveu ás custas de um jogador, não seria justo para as outras equipas. E também não digam que não sou um sportinguista a 100%, só porque não me contento com o segundo lugar, hoje provou ser sportinguista aqueles que independentemente do resultado se orgulharam da equipa e souberam dar-lhe o valor, os verdadeiros não são aqueles que insultam a outra equipa só porque foram mais felizes que nós. Só não me contento com este resultado pelo simples facto que sei que com alguma daquela felicidade que fez companhia á equipa do Porto, fosse também partilhada com a nossa equipa tinhamos sido campeões á muito tempo.

Um voto de final de época: manter esta equipa, poucas alterações e um ou dois mais reforços. Se este um títular se mantiver, para o ano não nos escapa.

No comments: