Tuesday, September 11, 2007

11/9 não é o pior

Hoje passam-se cerca de 6 anos do ataque ás Torres Gémeas no dia 11 de Setembro de 2001, foi um dia que mudou o mundo, não foi para melhor com certeza. É um dia inesquécivel para a humanidade e mais uma vez pelas piores razões, atingiu o coração da maior nação do mundo, abalou toda a economia mundial, entramos numa nova era segundo os especialistas, - a meu ver pouco mudou. Não ponho em questão a atrocidade que foi, destruí-se um simbolo e quando se destroíem simbolos desta forma é mais do que um prédio a ruír, foi todo o mundo ocidental que desde os atendatos de Munique se via como intransponivel e ninguém equacionava a possibilidade de um ataque nesta parte do hemisfério. Tanto assim foi que em 95 quando um extremista islâmico tentou um ataque ás Torres passou completamente ao lado da população, o governo americano tinha conhecimento destes ataques mas nada fez para o travar, porque era impensável serem atacados no seu próprio território.

Desde este dia que se tem feito uma caça a todo o idealista islâmico, equaciona-se agora que na Alemanha qualquer muçulmano possa ser observado e escutado livremente, abringido pela lei. O problema nestas situações é que temos o hábito de recordar um lado das trincheiras, sabem-se quandos soldados americanos morreram na guerra do Vietnam, mas não se sabe quantos soldados vietnamitas morreram nesta guerra devido ás atrocidades americanas. Ninguém sabe o número de quantos homens estão em Guantanamo á espera de julgamento e este simplesmente acontece porque não existe nada que seja consistente o suficiente para os julgar. Ignora-se por completo não só os números de mortos, mas as guerras travadas pelos E.U.A. que dizimaram países pelo mundo fora: Guatemala, Nicáragua, El Salvador, Colômbia; ignora-se também os sistemáticos embargos americanos aqueles países que representam a pedra no sapato do Tio Sam como é o caso de Cuba, Coreia do Norte, Haiti, etc.

Tudo o que referi acima são actos ilegais, são actos que deveriam de ter ido a Tribunal de Guerra e serem julgados pela ONU, mas nunca aconteceu. Esta guerra contra o terrorismo é nada mais que uma farsa, pelo que se possa dizer a guerra no Iraque está mais que ganha do ponto de vista economico, do ponto de vista humano tem sido catastrófica. Os capitais privados já dominam mais de metade da industria petrolifera iraquiana, por esta perspectiva a guerra está mais que ganha. Vejam, esta guerra contra o terrorismo é uma farsa tão grande que os E.U.A. são o único país do mundo que se opõem e leis anti-terroristas pela parte da ONU, sempre que algo vai para cima da mesa os Estados Unidos vetam. Isto é fácil de compreender: este país durante anos a fio tem feito terrorismo pelos países do Médio Oriente, Ásia e América Central. Pior, os E.U.A. têm feito sistematicamente um regime de agressão directa a países um pouco por todo o mundo.

Não sei quem é mais mártire, não sei qual dos actos é mais horrivel: a invasão armada a países em que se destroí a sua economia, colocam-se embargos, treinam-se milicias armadas que espalham o terror por aqueles países ou um ataque singular dentro do país mais terrorista do mundo. Mas sei quem é mais mártire, aqueles que iam na sua vida dentro do avião ou nos prédios e que fatalmente morreram, ou aqueles em que um país estrangeiro os invade, destroi todas as suas propriedades e mata, tortura e mutila milhares de civis? Isto não pode ser sequer comparado, obviamente que o 11 de Setembro foi um acto horrível, altamente repugnável, mas é bastante pior os milhões de pessoas que já morreram ás mãos dos para-militares treinados pelos E.U.A., esses que não são recordados, nem ouvidos, são apenas números, tal como as cabeças de gado, estes são os mesmo. Nunca foram pessoas, são números por quem nunca ninguém se interessou.

No comments: