Sunday, September 02, 2007

Red Bull Air Races ´07

Bem, eu como mais 599.000 mil estive presente nas corridas da Red Bull, ao que parece entrei para a história ao estar presente no evento desportivo com mais espectadores de sempre em Portugal, é um feito bonito. Mas também gostava de saber como raio é que eles contam quantas pessoas lá estão, mas assim seja.

Houve quem não gosta-se, eu não me importei de lá ter estado todo aquele tempo. Sim, saí de casa ás 8 e cheguei de novo eram 9. Foram mais de três horas e meia á espera de ver aquilo começar, foram mais umas 5 horas a ver as corridas e mais três á espera de comboio.

Como cheguei lá ainda bastante cedo eram 9 horas de manhã prontamente comprei uma daquelas cadeirinhas vendidas por 2,5 €, uma verdadeira pechincha diga-se. Daí até o show começar foram lidos dois jornais e revistas, passado pelos ouvidos grande parte das musicas que se passeiam pelo mp3, e a verdade é que ainda nem o espectaculo tinha começado e já tinha perdido toda a sensibilidade que se pode ter na perna direita. Isto sim era verdadeiramente aborrecido, porque estarmos sentados e termos a perna em tal dormência que já não a conseguimos controlar torna-se bastante incomódo. Com o tempo a passar foram comidas algumas sandes e sempre se deu umas de letra com o senhor que estava sentado ao lado, parecia perceber tanto daquilo como eu, mas fingia-se um grande conhecedor do currículo dos pilotos.





Passavam poucos minutos da uma da tarde quando finalmente o espectaculo começou, a grande maioria cantou o típico "3!,2!,1!....0!!!!", escusado será dizer que mais de metade nem sequer se aparecebeu que logo a seguir ao 0!! passou um video de introdução que por algum motivo foi ignorado. Mas bom lá começaram a aparecer os aviões aos poucos, esta foi a parte em que algumas pessoas discordam: uns gostaram - como eu - outros acharam que eles "faziam sempre a mesma coisa". Ok, lá isso é verdade mas temos que ter em consideração a velocidade verdadeiramente prodigiosa de 400 km/h a que estes aviões se manobravam, mas para a grande maioria esse facto era ultrapassado porque afinal "faziam sempre o mesmo", até mesmo o facto dos pilotos atingirem a espantosa marca dos 9G enquanto faziam o looping era algo banal "porque faziam sempre o mesmo"

Eu gostei bastante, adorei o facto de se manobrarem a tanta velocidade em tão pouco tempo e com um percurso bastante apertado. O factor de competição passou-me um pouco ao lado mas não deixou de ser algum fantástico termos aviões de 600 kilos a 400 km/h!!

Um pequeno á parte este sim um show dentro de outro show, estou a falar das acrobacias de caças protagonizados por uma equipa francesa, esta ao que parece foi a parte mais adorada por todo o público e realmente tratou-se de algo de muito bonito de se ver, chegamos ao ponto de soltar uns " uhhhs e sss!" quando quase vemos dois aviões a escaparem no último instante a uma colisão de frente.



O vencedor das Red Bull Air Race foi o inglês Steve, da "Team Matador", o senhor que comentava ficou muito surpreso e portanto este não devia de ser um candidato.


Seria umas 5 horas quando o show acaba e o que podemos constatar? Uma enorme quantidade de lixo pelo chão, parecia que por momentos tinha passado por ali algum furacão, era verdadeiramente indiscritivel o amontoado de sacos e latas que deambulavam pelas ruas de Gaia. Agora falemos do absolutamente vergonhoso:

Quem queria fazer o percurso Gaia-Porto só tinha uma opção a Ponte D. Luís e que se passava? Meia dúzia de policias cheios de uma superioridade já conhecida só deixavam passar em grupos de 50 pessoas, mas essas passavam fechevam o seu portão posto lá para o efeito. Isto foi absolutamente ridiculo, mais umas vezes as forças policiais estavam a fazer o que não havia qualquer necessidade de fazer. Agora sei como as ovelhas se sentem quando o seu rebanho é levado para o matadouro. Eu não entendo, teriam eles que a ponte caí-se com o peso de todas aquelas pessoas, não teriam eles confundido a ponte com a treme-treme da Ponte d. Maria? Estariam eles á espera que se comete-se alí um suícidio em massa? Não percebo e foi ridiculo, uma tristeza.

Esta é mais um daquelas partes que me faz rir devido á estupidez da situação, bem como alguns podem saber a Estação de S. Bento não é propriamente GRANDE, portanto lá estava concentrada uma multidão de pessoas á espera dos comboios ditos especiais, que na verdade eram só dois ou três. Para quem não esteve lá é dificil explicar, digamos todos amontoados e aos empurrões uns aos outros, para melhorar a situação anunciavam a linha dois minutos antes do comboio partir, brilhante sem dúvida. Acabei por desistir, peguei lá nas cadeirinhas e alapei-me no meio da estação, esperei duas horas por um comboio, imaginem se não houvessem comboios especiais. Aqui mais uma vez a policia passeava-se a fumar e a falar uns com os outros, onde eram precisos não estavam, tão familiar.





1 comment:

Anonymous said...

Apesar de toda essa confusão, foi um dia Espectacular.

:D