Saturday, May 26, 2007

A comercialização da desgraça

Estava eu no ínicio de um novo dia, em que não esperava fazer grande coisa - o que se veio a confirmar -, e ia comendo a tigela de flocos e leite que tinha á minha frente. Como é normal ás 9:30 nas manhãs de quinta feira a programação nunca é grande coisa, dei por mim a fazer zapping entre canais de informação e outras estações sem qualquer interesse. No meio de todos esses canais sem qualquer interesse estava a passar uma coisa, assim parecida com música - como é bastante usual num canal como este. Entre levar com amostras de música e uma senhora visivelmente demasiado maquilhada a ditar o estado do tempo para um dia que não tinha qualquer interesse, sempre preferi levar com uma tentativa de música.

A música não é mais que um produto da "melhor banda do mundo" ( pausa para me rebolar no chão a rir ) os Linkin Park, "What I´ve done" é supostamente o regresso tão aclamado da banda. Não foi a primeira vez que ouvi a música, mas foi a primeira vez que me apateceu escrever sobre algo tão mediocre neste blog. Para além da mudança de imagem operada por estes rapazitos, que agora parecem uns otários daltónicos visto que se vestem todos de preto e luvinhas de camurça, a música é simplesmente horrivel comparada com as antigas músicas deles. Mas o que fascinou, por assim dizer, no seu novo gingle foi a mensagem que o video, pelo menos, tenta passar. Que eles se venderam e se tornaram numa banda demasiado comercial já é sabido por todos, mas achei uma piada terrivel ao ponto de rir tanto até me escorrer leite pelo nariz, ao facto de agora eles estarem muito carentes e muito preocupados com o aquecimento global, com a guerra e fome no mundo. Quer dizer, eles antigamente dedicavam-se a cantar músicas sobre...coisas, agora estão extremamente sensibilizados com o estado do planeta. É engraçado este súbito preocupamento, estranho e engraçado.

É engraçado porque agora parece-me que toda a gente está tão empenhada a combater estes flagelos da humanidade. Diga-se, salvar o planeta está na moda, quando tentamos ser herois do mundo tornamo-nos obrigatóriamente "fixes". A mensagem que tentam passar não tem nada de mal, apenas mostra que cada vez estamos mais cientes de que os recursos naturais não são ilimitados, estamos neste momento a abrir uma ferida enorme na pele da Terra e gostaria de saber se ainda será possível transformar esta ferida numa feia cicatriz. Não condeno quem tenta passar a mensagem porque é sempre importante, tal como Al Gore o faz. Mas então porque estou eu a gozar com a banda norte-americana? Estou a gozar com eles pelo facto de considerar que nenhum deles se preocupa uma porra com estes problemas, apenas o fizeram de forma a vender mais uns cd´s, porque hoje em dia todos nós vemos com bons olhos estes gajos famosos que tentam passar a imagens de lideres contra a as malafeitas do mundo.

A guerra, a fome e o aquecimento global são problemas enormes no mundo contemporâneo, todos nós nos devemos de preocupar. Agora se é legitimo usar esta cabala para ganhar mais uns milhões? Talvez seja, de qualquer forma á sempre cordeiros a comprar os seus cd´s, assim ao menos a mensagem vai passando. O problema disto tudo é que não devemos apenas interiorizar a mensagem, devemos tomar as rédeas dos nossos actos e agir, se consideramos que poluimos demais então vamos cortar no lixo que fazemos, se posso ir a pé porque vou de carro?; se posso gastar menos água porque não o faço? Temos que agir, não podemos ver os documentários e dizer que sim senhor e está tudo bem, temos que ser cada um de nós os heroís do planeta, cada um de nós tem que ajudar nesta tarefa megalómana que é salvar um planeta em vias de extinção.

Dica: se querem música de pessoas que salvam o planeta vejam este video dos Rise Against "Ready to Fall".

1 comment:

sama said...

bom post.