Sunday, April 01, 2007

Leigo


Eu sou um daqueles gajos que tem um computador, está com ele todos os dias mas no entanto só lhe conhece o design. Nunca me interessei muito por informática, e nas conversas de amigos em que surge a temática dos computadores, saío dali disparado e vou falar com alguma amiga jeitosa que esteja pelas redondezas. Mas isto de não se perceber patavina de computadores tem as suas desvantagens, casos frequentes é quando me dirijo á loja de informática, ou a net deixa de dar. Obviamente que faço logo uma grande figura de otário. Só para demonstrar toda a minha estupidez em placas gráficas, memórias RAMS e todo esse complexo sistema de cabos e contra-cabos, vou citar aqui um episódio veridico que me aconteceu á coisa de seis meses:
"Cheguei a casa, numa quinta, eram seis e meia da tarde, vou até ao meu quarto para ligar o pc e algo de estranho acontece: a luz, normalmente verde, fica vermelha, um sonoro bip saí das profundezas do computador e o ecrã negro só a dizer: ERROR, ERROR!!. E não me saía disto, enfim, um contra-tempo que gostaria de ter evitado. Com toda a minha genialidade em termos informáticos comecei a carregar em botões do teclado, em todos desde o enter, ao "destroí tudo" ctrl+alt+delete. Mas nada, estava realmente fodido, porque a disponibilidade de ter que dar umas valentes sessenta mocas parra resolver o problema não era muito apelativo.
Dirijo-me á loja do fundo da rua, tira os cabos todos e lá desço eu rua abaixo com o canhão por baixo do braço. Entro na loja, um outro sonoro bip é emitido quando passo por baixo da portada. O individuo que já conhecia ,por ambos irmos buscar o pão ao café do lado á mesma hora, inicia o diálogo:
-Boa tarde!
-´Tarde.
-Então qual é o problema?
-Pah, foi assim, eu chego a casa, tento ligar o pc e ele começa a emitir um som estridente. Não sei o que possa ser, e fica com o ecrã todo preto. Parece uma bomba a rebentar!
-Ahh, ok, eu já lhe vejo o problema, mas diga-me só alguns dados relativos á máquina, se faz favor. Mémoria RAM?
-Acho que 60 gigas...
-Não, queria dizer mémoria RAM, não memória interna...
-Hmmm, tenho isso lá nos papeis, mas assim de cor não sei. - ( primeira desculpa esfarrapada )
-Pois...E placas gráfica quanto é que suporta?
-Não sei dizer, não faço a mínima...
-A ligação á internet é feita através de que formato?
-Hein?
-USB ou em rede?
-Ahhh, em rede sim...
-Faz actualizações do anti-virus e espiões com que frequência?
-Não tenho a certeza, mas raramemte mesmo...
-Quantas vezes por dia corre o anti-virus?
-Desculpa? Dia? Não, eu é mais de dois em dois meses.
-Pois, parece-me que temos o problema resolvido. Bem, o serviço fica pronto na segunda.
-Segunda? Mas, eu estou de férias, e....quer dizer,.... agora é fim de semana, o meu organismo precisa de horas á frente do ecrã para sobreviver.
-Eu sei, mas antes de segunda nada feito."
Estupido? Eu sei que é, podia correr um anti-virus todos os dias, ou até todas as semanas, mas quando desligo o sono já é tanto, que nem vontade para tal existe. A moral é mesmo esta, se pensam que não pescam nada de informática, lembrem-se que existe sempre alguém que consegue perceber menos, - excepto no meu caso -. Isto surgiu-me porque aqui há dias fui obrigado a visitar uma superficie comercial, no meio de todo aquele tédio vi um portátil que me pareceu o Deus dos computadores, - provavelmente é mesmo uma boa bosta, mas enfim -. Leigo como sou nestes termos, fiquei encantado com a máquina. No panfleto estava ostentado uns "2000 euros" e em cima estava escrito "HP Pavilion DV". Portanto já sabem, estou a fazer anos, se me querem ofecerer alguma coisa e não têm onde estourar o dinheiro, acho que encontraram um bom motivo para darem uma prenda, no mínimo digamos, generosa!

2 comments:

Anonymous said...

"geitosa" errado
"jeitosa" perfeito

Aproveitei pra te envergonhar
Continua!

João Fernandes said...

HAHA
É o que dá não se rever o que se escreve, o que já é habitual, normalmente só revejo os textos no dia a seguir, desta vez apanharam.me.